Outubro Rosa – Prevenção contra o Câncer de Mama
“O câncer de mama é uma doença que apresenta no Brasil, 49 mil novos casos ao ano. O índice de mortes ocasionadas pelo problema ainda é muito alto. Em outubro, as ações para a prevenção contra o câncer de mama são intensificadas. Iniciado em terras norte americanas, o chamado “Outubro Rosa” já se tornou um movimento internacional. Hoje são pessoas, empresas e governos que lutam frente a esse mal. A campanha começou a ser evidenciada, quando prédios públicos, grandes monumentos, teatros, entre outros, foram iluminados com a cor rosa.
O objetivo principal do movimento é alertar as mulheres sobre a importância que o diagnóstico precoce da doença pode evitar em maiores transtornos. Atualmente o câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente em todo o mundo. Um dos sintomas mais comuns é quando a mulher apresenta um caroço em seu seio. Ele pode ser detectado por uma mamografia ou com outros tipos de exames clínicos.
Este tipo de câncer tem cura, mas quanto mais precocemente ele for diagnosticado, as chances de se livrar da doença são aumentadas em até 90%. Um dos fatores que fazem com que as taxas de mortalidade do câncer de mama sejam altas no Brasil, é a falta de informação.
Se você é mulher e está na faixa etária dos 40 anos, procure um posto de saúde ou um médico de confiança, para que as suas mamas possam ser examinadas. Já para mulheres entre 50 a 69 anos, o exame deve ser feito a cada dois anos. A lei 11,664/2008 garante o direito da mulher em fazer a mamografia.
Participe deste “Outubro Rosa” seja por meio de blogs, redes sociais, televisão ou em outro meio de comunicação. Vamos lembrar das mulheres que fazem parte de nossas vidas.”