07 outubro 2009

Malhas Compressivas Yoga ajudam a evitar Fibrose


Malhas Compressivas Yoga

Para que se possa usufruir de todos os benefícios que os produtos Yoga oferecem (malhas compressivas - modeladores, cintas, sutiãs etc.), é importante que o produto esteja sempre no tamanho ideal, pois a sua função é massagear o corpo de forma natural e saudável, e não apertar.

Dessa forma, a malha compressiva, em contato direto com a pele, ajuda a ativar a circulação sanguínea, atingindo até a camada subcutânea onde se formam as celulites, auxiliando na drenagem de líquidos contidos nas células, eliminando toxinas e dispersando os nódulos de gorduras mais superficiais.

Veja também algumas informações importantes sobre a Fibrose, publicada no site da revista Plástica e Beleza:

O que é fibrose?
Trata-se de um processo natural do organismo em reação a uma incisão ou trauma que ocorre paralelamente à cicatrização – na realidade, os dois processos estão intimamente ligados.

É possível evitar seu aparecimento?
O processo de cicatrização não ocorre apenas na pele, mas também nos tecidos subcutâneos que foram lesados, como gordura, músculos, aponeurose e outros. No caso da lipoaspiração, por exemplo, essa cicatrização ocorre na gordura, que abrange uma área muito maior do que as pequenas incisões. Por isso, os cuidados durante o período pós-operatório são essenciais nessa tarefa de prevenção. O cirurgião deve orientar os procedimentos, que envolvem sessões de drenagem linfática na área operada, proteção solar e uso de cinta e sutiã cirúrgicos por cerca de 45 dias. Na fase inicial do processo cicatricial também é conveniente evitar esforço físico para não comprometer as fibras já formadas. Manter a assepsia do local em dia e consumir vitaminas e sais minerais também desempenham papel importante. Porém, há algo que não depende nem do cirurgião nem da paciente: a tendência genética.

É possível sentir a fibrose?
No início, a fibrose (que localiza-se abaixo da cicatriz) é mais intensa, endurecida, apresenta irregularidades e é sensível. As pessoas que desenvolvem fibrose costumam reclamar de dores, fisgadas e queimação no local onde ela se encontra Com o passar do tempo, geralmente depois de seis a 12 meses, a fibrose tende a amolecer, a ser menos perceptível e os sintomas iniciais desaparecem – ou ao menos, amenizam bastante.

O que pode agravar o quadro?

Vários fatores podem influenciar de forma negativa o processo cicatricial. Os principais são: seguir uma alimentação inadequada, o uso de fios não absorvíveis pelo organismo, traumatismos leves nas incisões e imobilização da região operada.

Como eliminar a fibrose?

Se depois de ter passado o período de amadurecimento da cicatriz, o local da incisão ainda permanecer endurecido, com retrações, irregularidades e sensível, é necessário tratar o caso com ajuda médica, pois ele se tornou patológico (doença). Fazer massagens e compressão local com fitas de silicone e aplicar cremes específicos podem ajudar bastante. Em alguns casos, existe a possibilidade de reintervenção, uso de corticóides locais e tratamento com laser.

Fonte: http://plasticaebeleza.terra.com.br/dieta-saude/94/artigo100190-1.asp







Nenhum comentário:

Postar um comentário