16 julho 2012

CIRURGIA PLÁSTICA

Publicado em Bolsa de Mulher     Cirurgia plástica     por Mariana Bueno | 09/07/2012



Novas técnicas garantem procedimentos mais seguros


Em busca do corpo perfeito, as pessoas têm procurado cada vez mais os recursos cirúrgicos. Só em 2011, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), cerca de 700 mil brasileiros se submeteram a algum tipo de processo cirúrgico. Foi um aumento de 10% em relação ao ano anterior.


Cirurgia plásticaE para chegar no verão com tudo em cima, o inverno é a época mais propícia para a realização de cirurgias. “A procura aumenta nesta época especialmente pelas baixas temperaturas, o que proporciona menos incômodo e menos exposição solar, já que quem se submete a uma cirurgia não pode se expor ao sol para não prejudicar o processo de cicatrização”, explica com o médico Alexandre Barbosa, da Clínica de Cirurgia Plástica de São Paulo. Ele diz ainda que, entre as mulheres, a preferência continua sendo a lipoaspiração, seguida da colocação de prótese de silicone. No inverno há também muita procura por procedimentos faciais, como lifting e blefaroplastia.



O crescimento constante na demanda por cirurgia plástica vem fazendo com que os médicos aprimorem cada vez mais as técnicas e os materiais utilizados, o que aumenta também a segurança dos pacientes. “É importante sempre pesquisar, não apenas o médico, mas tudo o que ele te disser na consulta. Procure anotar os nomes e marcas para que a busca seja realizada com eficácia e, na consulta, tente sanar todas as possíveis dúvidas. É preciso criar um vínculo de confiança com o médico”, afirma.

A qualidade das próteses tem sido debatida com mais frequência desde que uma marca francesa, a PIP, foi proibida no Brasil e em diversos países. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) condicionou a venda de próteses mamárias ao aval do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que, por sua vez, definiu regras para certificar os implantes.


Algumas marcas estão apostando em diferenciais. A alemã Polytech Health & Aesthetics, terceira maior fabricante de implantes de silicone da Europa, desenvolveu a linha Modular System, em que médico e paciente podem decidir qual implante será utilizado, tendo como base as dimensões e a projeção desejadas, garantindo maior precisão para cada paciente.Outro exemplo é o software suíço Crisalix Stetix, implantado no consultório do cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti, diretor médico da Clínica Vitée. O software simula cirurgias de mama em 3D, permitindo que a paciente tenha uma ideia muito próxima de como vai ficar e garantindo resultados sejam cada vez mais perfeitos. A simulação para cirurgias de face já está em fase de teste. E, futuramente, irá abranger também lipoaspirações, enchertos e implantes de glúteo.



Cinta Modeladora Pós Cirúrgica
Como alternativa às cirurgias, existem alguns procedimentos não invasivos que também são bastante procurados. Um deles é a drenagem lipossônica ativa, um tratamento estético que reduz medidas e ajuda a eliminar gordura localizada sem dor nem malhação. O fisioterapeuta Dino Volpa, responsável pelo procedimento na clínica Stesis, em São Paulo, explica que a ideia não é oferecer um milagre, apesar de muitas pessoas desejarem que, em um piscar de olhos, a indesejável gordura desapareça para sempre. “É um estímulo para quem quer perder peso. A pessoa imediatamente já vê a perda da medida, o que ajuda a mudar hábitos, como a prática de atividades físicas e a reeducação alimentar”, explica. O procedimento consiste em uma massagem por cerca de duas horas com um ultrassom, associado a um gel redutor formulado pelo próprio Dino. O número de sessões varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Em uma sessão é possível perder cerca de oito centímetros (somadas as medidas da circunferência do abdome superior, inferior e ao redor do umbigo). Mas é claro que, se a pessoa não se cuidar depois, irá recuperar toda a gordura que perdeu.

Sutiã Pós Cirúrgico
Seja qual for a situação, uma consulta médica é indispensável para aliar os desejos com as possibilidades. Através de medidas e fotos é possível prever e evitar possíveis resultados insatisfatórios. “Cada caso é único. Ouvimos o que a paciente quer e, só assim, vemos o que é possível ou não. Nós não fazemos milagres, damos melhor contorno ao corpo. Os procedimentos não invasivos funcionam bem, mas com um resultado mais ameno. E mesmo a cirurgia plástica não vai te fazer emagrecer e nem parecer muito mais jovem. É preciso ouvir o que o médico indica”, finaliza Alexandre Barbosa.          




Nenhum comentário:

Postar um comentário