15 julho 2009

Julho é o mês das cirurgias programadas

A associação de clima frio e férias escolares eleva o número de procedimentos cirúrgicos realizados nos meses de julho. O aumento ocorre principalmente em função de cirurgias em crianças, especialmente na área de otorrinolaringologia, e de cirurgias plásticas em adultos.

No Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, por exemplo, que atua em 44 especialidades e realiza anualmente cerca de 10 mil cirurgias, o aumento girou em torno de 35% em 2008 e de 20% em 2007, se comparado julho com a média mensal do ano. Para 2009 o aumento também é previsto e o Hospital está preparado para absorvê-lo. Vale ressaltar que cerca de 70% das cirurgias realizadas na instituição em julho de 2008 foram em crianças.

De acordo com Iulo Baraúna, otorrinolaringologista do Hospital, as cirurgias para retirada das amígdalas e adenóide são as mais realizadas em crianças nesse período. “Por não serem procedimentos de urgência, muitos pais optam em programar essas cirurgias para o inverno quando as crianças ficam mais tempo dentro de casa, facilitando a recuperação”, diz. Segundo o especialista, as famílias realizam as cirurgias no inverno para no verão poderem aproveitar melhor o clima quente.

Em adultos os procedimentos cirúrgicos mais realizados no hospital no mês de julho são as cirurgias plásticas. As mulheres representam 90% dos pacientes que buscam as cirurgias no inverno, pois no frio conseguem evitar a exposição ao sol, praias e piscinas. A lipoaspiração é o procedimento mais procurado, seguida pela prótese de mama e cirurgias para correção de nariz.

Segundo Ubajara Guazzelli, cirurgião plástico do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, o clima frio ajuda a tornar menos árduo o uso das cintas, favorece o período pós-operatório e a redução de edemas. “Esses são alguns dos fatores que impulsionam o aumento do número de cirurgias plásticas no mês de julho”, comenta o médico.

Para tornar as horas passadas no hospital mais agradáveis, o Hospital dispõe de apartamentos com computador, Internet e TV a cabo, sem custo para o paciente e acompanhante. Para as crianças, oferece ainda videogames, brinquedos e livros.

Esta reportagem foi publicada em:
http://www.redenoticia.com.br/noticia/?p=5328

13/07/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário