09 outubro 2012

CUIDADO COM O SOL!


Cuide da sua pele ao se expor ao sol!

Vivemos em um país tropical, onde o sol e a sensação de estarmos no verão dura praticamente o ano todo, não é mesmo? Por isso é importante que tenhamos cuidados especiais com nossa pele, afinal ela é a primeira a sofrer os impactos deste clima.

A pele é o órgão responsável pela cobertura do organismo e sua proteção. É composta pela derme e a epiderme. A derme é a camada externa da pele, composta por colágeno, elastina, proteínas e outros que dão sustentação à epiderme. Esta, por sua vez, é a camada mais profunda da pele, composta por queratina, melanócitos e células imunitárias.


Quando deixamos de cuidar da nossa pele, rapidamente ela responde apresentando uma série de problemas. Tais como:

§ Ressecamento - provocado pela falta de alimentação natural (que proporciona hidratação à pele) e ainda a não utilização de hidratantes de origem cosmética ou farmacêutica;
§  Queimadura - provocada pela exposição exagerada ao sol ou ainda por acidentes com substâncias quentes, entre outras;
§  Alterações de coloração - provocada por bronzeamento ou por aparecimento de manchas brancas, ásperas e arredondadas que descamam irregularmente.

Utilizar hidratantes corporais e ingerir alimentos que possuam benefícios para a pele podem auxiliar na manutenção da elasticidade e maciez. Os protetores e bloqueadores solar devem ser utilizados diariamente mesmo em dias de pouco sol, já que a claridade e algumas classes de lâmpadas irradiam sobre a pele podendo provocar o envelhecimento precoce da mesma. É importante que a pele seja protegida contra os raios nocivos do sol (UVA e UVB) para prevenir o câncer de pele e queimaduras.

Se existe o desejo de bronzeamento, sugere-se que protetores contra os raios ultravioletas sejam utilizados, pois assim, a produção da melanina será ativada sem causar danos a pele.

Mantenha um bronzeado saudável. Cuide de sua pele!

Se você gosta de manter o bronzeado em dia, redobre sua atenção. Você precisa se preocupar com o horário e o tempo de exposição ao sol, pois, do contrário, você estará correndo o risco de ter alguns problemas que o sol de hoje provoca, tais como câncer de pele, envelhecimento precoce, danos à retina e ao cristalino - o que facilita o aparecimento de catarata nos olhos, entre outros. E, além disso, no verão principalmente, os níveis de irradiações ultravioleta (IUV) no Brasil são violentos e podem causar sérios danos.

Em nossas pesquisas encontramos esta tabela repleta de informações super importantes para quem irá se expor (por muito ou pouco tempo) ao sol. Veja:

Onde o sol queima mais
Tempo seguro de exposição
ao sol conforme a pele
Praia
Montanha
Piscina
Branca
Morena Clara
Morena Escura
Negra
A praia é a vilã das queimaduras. Quanto mais branca e fina a areia, maior o risco de queimaduras
Quanto mais alto o lugar menor a camada de ozônio, responsável por proteger nossa pele dos raios ultravioletas
Aqui está o menor risco, pois a superfície à borda da piscina é que menos aumenta a irradiação ultravioleta
mínimo
3 minutos
mínimo
9
minutos
mínimo
15 minutos
mínimo
20 minutos
máximo
5 minutos

máximo
13 minutos

máximo
20 minutos

máximo
27 minutos





Alimente-se bem. Coma comidas leves e beba muita água em dias quentes! (Foto: Pixel Perfect Digital)
#FicaDica

§  Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer;
§  Use filtro solar, sempre;
§  Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra;
§  Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais liquido corporal;
§  Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas, sorvete;
§  Mantenha-se hidratado: beba bastante liquido, a toda hora;
§  Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros;
§  Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis;

 Tenha um cuidado ainda maior com bebês e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes - especialmente cardíacos ou com pressão alta.



Cuidar da saúde é garantia de uma vida saudável! Não perca tempo, cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário